quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Dobrodošli Ljubljana!" (2)


Foto: Ljubljana (Slovenjia)

A foto desta postagem talvez represente um pouco da impressão que guardo daquela Cidade. Uma Cidade de braços abertos. Uma Cidade que surpreende pelas coisas simples e que, de certa forma, permitem descobertas diversas. Andar pelas ruas da região central ou, preguiçosamente, sentar nos Cafés, tudo inspira prazeres.

Nos arredores do center há um castelo (Ljubljanski Grad). Para chegar ao lugar caminha-se por trilhas deliciosas, nas sombras das árvores. As vistas possíveis do principal mirante do Castelo tiram o fôlego - se é que restou algum depois da bela escadaria, com degraus em que se destaca a figura de um dragão. Este é o símbolo da cidade.

Observando a paisagem de uma das torres, ao longe, ressaltam-se as linhas agudas das montanhas; logo abaixo a Cidade se espalha com os telhados vermelhos e o desenho suave do Rio Ljubljanica. Também é possível divisar os guarda-sóis dos Cafés e restaurantes. Lá em cima, confesso, fiquei dividido entre o prazer de olhar a Cidade (um voyeur) ou descer, o mais rapidamente possível, para tocar cada pedaço daquelas ruas (um amante).

Planejo reencontrá-la.

Nenhum comentário: