terça-feira, 5 de agosto de 2008

Manhã de Domingo - no sul da Ilha


Creio que além da Ponte Hercílio Luz, símbolo da Cidade, o lugar em destaque é um dos mais fotografados na Ilha. Motivos não faltam. A vista é magnífica em dias de sol ou mesmo quando tempestades de verão se desenham ao sul .

A praia da Armação possui características ímpares. O trecho do primeiro plano da fotografia possui areia grossa, mar que exige cuidados (ondas propícias para a prática do surf), freqüência pequena de banhistas, nenhuma estrutura de restaurantes ou coisa parecida. É perfeita para sentar e desfrutar de sossego. Pode-se cochilar - talvez com alguma interrupção quando vôos chegam ou saem tendo o sul do país como orientação.

Para caminhadas a praia também é interessante. Exige fôlego de quem se propõe a enfrentar os o trajeto e as exigências que a areia impõe. Sozinho ou em boa companhia, tanto faz. O lugar é para deleite da alma. Arrisca-se encontrar um pescador ou outro no caminho. Quando bons na lida pode-se aprender um pouco. Há, mais comum, aqueles que estão apenas desfrutando da praia e, com o pretexto de pescar, relaxando - longe de tudo. Não há como censurá-los. Aprende-se também...

No segundo plano, no final da praia, encontra-se uma colônia de pescadores e o núcleo do povoado. Anda um pouco decadente, mas mesmo assim vale uma visita. Há uma pequena igreja datada de 1781 (se a memória não falha).

Freqüentei a Armação no século passado (!) - de forma sistemática. Havia alguns restaurantes interessantes servindo frutos do mar - fresquinhos. Hoje, não garanto e nada recomendo. Mesmo porque meu destino quando vou para aqueles lados da Ilha é o Bar do Arante, no Pântano do Sul (ali é o meu lugar favorito da Ilha).

Quando chego ao Pântano do Sul a recepção parece mais calorosa - os barcos, parece, estão esperando visitas de domingo. Não se fazem de rogados e param para as fotografias...

Fotos: Praia da Armação e Pântano do Sul (Ilha de Santa Catarina - 03/08/2008).

Nenhum comentário: