quinta-feira, 31 de julho de 2008

Para avivar a memória

Foto: São Luís (Maranhão) - um lugar para conhecer e não mais esquecer. Sempre que puder, deve-se voltar ao lugar. Quando cansar de andar pelas ruas da cidade e estiver no caminho de casa, uma parada no Recife...naturalmente. O coração ficará dividido!

terça-feira, 29 de julho de 2008

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Canto para a Ilha (2)


a Ilha desnuda-se
da solidão das ilhas
consumida pelo vertical
concreto e pó...

parte apodrece
nas costuras escusas
urdidas longe do mar

parte esconde-se
no incerto e secular
- casarões e saberes
de pescador

a Ilha descola-se
da orla
calada pelos aterros
e deixa a morte
rondar as ruas...

a Ilha lacrimeja
nas pedras de Itaguaçú
enquanto nos templos
cânticos improvisados
gastam o tempo
em ardil

a Ilha transforma-se
em ilhas de metal
sem sonhos
ou horizontes
- sem qualquer sigilo
tropeça calada...

a Ilha transita digna
apenas nos versos
e cartões postais
- por vezes nos beijos
frescos de mar
e nas águas
das correntes

pombas esbaldam-se
nas soleiras
do Largo da Alfândega
mas não há sinais
de trégua...

sábado, 26 de julho de 2008

Tarde de inverno na Ilha


As tardes desse inverno, aqui na Ilha, estão sendo marcadas por luzes fantásticas e céu azul. Também preponderam temperaturas de provocar inveja. A região central, nas sextas-feiras, recebe uma série de feiras de artesanatos. São duas na região da Praça XV de Novembro e uma nas imediações do Mercado Público/Largo da Alfândega. Tardes propícias para flanar e , munido de uma câmera, registrar os movimentos das pessoas juntamente com a arquitetura (o pouco que ainda resta de História da cidade).

Entre uma caminhada e outra é possível fazer um "pit stop" em algum Café. Nas proximidades da Catedral há dois locais pequenos e aconchegantes - o Kiwi e o Sorrentino. Pelo que me consta, estão proibidos de disporem algumas mesas nas ruas. Considero, no entanto, uma estultice monumental. Como a área é para circulação de pedestres, nada mais sensato do que destiná-la para fruição das pessoas. Ao invés de taxar os comerciantes, poderia ser criado um incentivo para quem se dispusesse em tornar o local mais atrativo. A área está prontinha... e bem ao lado está localizada a Câmara de Vereadores, com os nossos temidos legisladores!!!

Subindo a Rua Tenente Silveira há um cantinho precioso - o Café do Lado. Também um local pequeno - com atendimento correto e alguma delícias... Caso dê vontade de beber algo diferente, com álcool, o Mercado Público é o lugar ideal. As mesas externas da Ala Sul proporcionam momentos de satisfação, certamente. Pessoalmente gosto do lugar nas manhãs de sábado, pois o movimento de veículos na Avenida é mais tranqüilo. Nas sextas-feiras a situação é um tanto quanto caótica.

Desfrutar da região central é algo memorável. Tudo pode ser realizado com caminhadas curtas. São apenas umas quatro quadras com vários atrativos - solenemente desprezados.

Fotos: Largo da Catedral (Florianópolis Centro)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Voragem


penso em calar
determinadas palavras
voltar no tempo

sem traços
nem sombras
esconder os atalhos

estancar a paisagem
me impor
um não-movimento...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mercado Público e cercanias


Além da beleza arquitetônica do prédio do Mercado Público de Florianópolis, as imediações também apresenta atrações diversas para os visitantes. O largo da Alfândega abriga, aos sábados, uma feira de artesanato. Ali é possível encontrar trabalhos primorosos e outros que eu não ousaria qualificá-los. A ocupação da área pelos artesãos produz um colorido especial; as pessoas andam num ritmo mais lento; surgem aromas novos no ar; sons diferentes se misturam; há uma profusão de sotaques.

Curiosamente, quando paramos para conversar, nas diversas barracas, percebe-se que as origens das pessoas são outras - distantes da Ilha. Poucos são os "manezinhos". Outros países estão representados. São novos habitantes. Alguns vieram para conhecer a Ilha e rasgaram o bilhete de retorno. Encontraram um lugar perto do mar e lançaram âncora. Outros já estão estabelecidos faz algum tempo, especialmente oriundos do Rio Grande do Sul e São Paulo...

Não muito distante dos artesãos está a feira livre: alimentos e flores são os destaques. Pequenos produtores da Grande Florianópolis estão ali todos os dias, exceto aos domingos. Chegam bem cedinho, instalam suas barracas, arrumam os produtos cada qual ao seu modo. Quando estou na região central não resisto em circular pelo local. Caso esteja munido das minhas câmeras, não deixo por menos e faço alguns registros. Caso o tempo esteja sobrando, arrisco alguma conversa com os feirantes. A maioria deles não se furta a "dois dedos de prosa".

Depois dessa turnê pela região, é claro que a sede se instala. Então, toma-se o rumo das mesas de algum boteco do Mercado e degusta-se alguma cerveja - gelada e sempre acompanhada de acepipes... Após a maratona, retorna-se para casa com o sentimento do dever cumprido!!! Caso contrário, a expiação tem sabor ruim...

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ensaio - Fotos com Legendas (8)



Não estou disposto a mudar o ponto de observação... por enquanto. Novas fotos surgem seguidamente e isso estimula o Olhar.