terça-feira, 30 de setembro de 2008

Uma pausa ...ou quase (não sei)

A partir de amanhã (01/10) até 15/10/2008 este blogueiro estará em viagem. Assim, as postagens poderão aparecer de forma...digamos... pouco freqüente.

Passarei 15 dias dedicando meus olhares, lentes, tintas (da caneta, obviamente) e "pernas" (especialmente) para conhecer e apreender um pouquinho de Portugal. Escolhi algumas cidades para essa aprendizagem.

Um pouquinho de Porto e arrabaldes; um pouquinho de Lisboa e cercanias. Recebi umas recomendações da Rute Martins (http://vidafeitapequenosnadas.blogspot.com) para a cidade de Lisboa; outras informações pesquei noutros blogs, guias, revistas, etc..

Estou chamando essa viagem de experiência "eno-gastro-fotográfica". Umas boas garrafas de vinho; as especialidades da gastronomia portuguesa; as fotografias que minhas câmeras puderem capturar. Espero não me empolgar com os vinhos e prejudicar as fotos, ora pois.

Muito provavelmente tudo se conjugará. É o que eu espero dessa passagem por Portugal Estão presentes na minha "ementa": Viana do Castelo; Porto; Aveiro; Coimbra; Lisboa; Évora; Sintra e um lugar chamado Azenhas do Mar.

Sobre Azenhas do Mar (http://www.azenhasdomar.net) um esclarecimento: faz alguns anos, deparei-me com uma matéria numa revista chamada "Descobrir". Uma fotografia das casinhas brancas encravadas numa encosta deixou-me extasiado. Pensei: tenho que ir até aquele lugar. Eis que...chegou o momento. Já passei por situações desse tipo no passado. Alguns lugares da minha "lista" já foram visitados, outros - quem sabe um dia.

Transcendentes (4)


na véspera de ontem
tudo parecia incerto

nem perto
nem longe

a imprecisão
caminhava solitária...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Transcendentes (1)



ambicionar mais que o longe
e após
as águas

aguardar mais que as terras
e após
o porto

- transgredir ...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Neruda - 35 anos



Ontem, 23 de setembro, completou 35 anos da morte do grande poeta chileno. Foi especialmente com os livros do Poeta que passei a apreciar a poesia. Com os livros de Neruda me aproximei de outros poetas e de outros livros.

Minha primeira leitura de Don Pablo foi um exemplar de Confesso que Vivi. Adquiri o livro em meados de 1979 - ainda está na minha pequena biblioteca juntamente com outros do autor. As páginas daquele livro de memórias possuía uma luminosidade assombrosa para os dias que vivia; a riqueza de detalhes da vida expostos numa linguagem fluida e repleta de imagens do cotidiano causavam prazer imenso. Devorava página por página.

Ainda hoje gosto de passear pelos diversos livros do Poeta. Não faz muito adquiri um exemplar,numa livraria de Bergamo, de um belo livro: Poesie D´Amore e Di Vita. Uma reunião de poemas apaixonantes de Neruda (basta o título do livro). Na introdução há um pensamento Nerudiano:


" Porque el amor, mientras la vida nos acosa,
es simplesmente una ola alta sobre las olas".



Depois, ao longo do livro, tem-se um mergulho nas paixões e experiências do Poeta. Pode-se abraçar as musas, beijar as ondas dos mares do Poeta, sentir na pele o frio das Cordilheiras, encantar-se com as estaçõs do ano, caminhar pela Temuco, la Isla Negra... enfim. Reproduzo, abaixo, um poema que, simples, guarda um aspecto precioso na vida de Neruda: o toque da paixão.


"Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo".

Elos (2)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lagoa da Conceição


Ainda desfrutando das coisas e das cores da Lagoa...


Foto: Lagoa da Conceição (Ilha de Santa Catarina)

domingo, 21 de setembro de 2008

Harvest Moon - Cassandra Wilson





Gosto muito dessa interpretação da música de Neil Young. Ela faz parte da trilha sonora de "My Blueberry Nights" - filme de Wong Kar Wai.

Come a little bit closer
Hear what I have to say
Just like children sleepin'
We could dream this night away.

But there's a full moon risin'
Let's go dancin' in the light
We know where the music's playin'
Let's go out and feel the night.

Because I'm still in love with you
I want to see you dance again
Because I'm still in love with you
On this harvest moon.

When we were strangers
I watched you from afar
When we were lovers
I loved you with all my heart.

But now it's gettin' late
And the moon is climbin' high
I want to celebrate
See it shinin' in your eye.

Because I'm still in love with you
I want to see you dance again
Because I'm still in love with you
On this harvest moon.

Desfrutando da Lagoa



Foto: Lagoa da Conceição (Ilha de Santa Catarina)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Honraria


Recebi uma honraria: o prêmio Dardos. Veio de uma leitora especial e que possui um blog que já recebeu tal distinção: FOTOGRAFIAS, POESIAS e um tantinho de prosa.

O blog citado é um lugar para desfrutar de poesias sempre selecionadas com singular sensibilidade; sempre acompanhadas de imagens resultantes de olhar atento. Sou freqüentador diário e, por isso mesmo, suspeito para maiores descrições. Aconselho uma visita àquele blog aos que passeiam pelo FotoPoesilha.

Quanto a honraria, uma explicação:

"Com o Prêmio Dardos se reconhece os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."

Assim, de acordo com as regras do prêmio entrego o selo para os seguintes blogs:

1. http://vidafeitapequenosnadas.blogspot.com
- Um blog com as belas fotografias de Rute Martins (Lisboa).

2. http://certaslinhastortass.blogspot.com
- Um blog com textos deliciosos de Jacqueline Bulos Aisenman (Genebra).

3. http://olharesperdidos.blogspot.com
- Fotografias para cada dia, by Sara (Portugal)

4. http://vicinoelontano.blogspot.com
- Fotografias maravilhosas acompanhadas de textos (em italiano), sob a batuta de Luisa (Italia). Para apreender um pouco do oriente: "(il viaggio non è la meta ma il percorso").

5. http://diasdesiguais.blogspot.com
- o blog de João Ricardo Lopes é, definitivamente, "um lugar onde as palavras moram". Mais que isso: um lugar onde as palavras brotam... (Portugal)


domingo, 7 de setembro de 2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008